sábado, 6 de julho de 2013

O que contamina o homem


Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:

Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.


Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?


Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.


Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe:


 É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,

E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.


Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:


Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.


Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.


E, chamando a si a multidão, disse-lhes: 


Ouvi, e entendei:

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.


Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?


Ele, porém, respondendo, disse: 


Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.

Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.
E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: 


Explica-nos essa parábola.

Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?


Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?


Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.


Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.


São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.
Mateus 15:1-20


Missionário José Aparecido 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu vos declaro neste momento

15   Eis que hoje estou colocando diante de ti a vida e a felicidade perenes, ou a morte, destruição e infelicidade! 16   Portanto, hoje ...